17/04/2017

8 dicas para incentivar compras online recorrentes


Na loja física o cliente precisa se deslocar até o local da compra e, despois, é necessário voltar para consumir novamente. Já no virtual, as marcas é que precisam ir até o cliente.

Nas lojas físicas, como o próprio nome indica, o cliente precisa se deslocar até o local da compra e, quando gosta, é necessário voltar até a loja para consumir novamente. Já no mundo virtual, as marcas é que precisam ir até o cliente, sempre. Elas devem se preocupar diariamente em estar presente no dia a dia do possível consumidor. Nesse ponto, acaba saindo um pouco mais caro para o empreendedor online, pois para ter êxito em suas ações de marketing é bem indicado fazer uso de boas ferramentas e mão de obra altamente capacitada.

Então, para tentar otimizar os recursos, invista em estratégias de engajamento e fidelização. Considerando as mais eficazes, selecionei oito dicas para incentivar os clientes a comprarem novamente em seu e-commerce:

1. Aposte em ferramentas
Buscadores, e-mail marketing e comparadores de preço trazem informações relevantes a respeito do comportamento e perfil dos seus consumidores, como idade, sexo, estado, últimos itens comprados, valor médio da compra e origem da visita. Para obter mais detalhes a respeito dos clientes é interessante também contar com campanhas de marketing de recompra, o que aumenta a conversão de sua loja.

2. Envie e-mail marketing personalizado
Ele continua sendo o canal mais rentável de comunicação com clientes. Siga as práticas do mercado e invista na qualidade do HTML para atrair mais consumidores até seu site.

3. Tenha novidades
Busque novos produtos para agregar à loja e favorecer o processo de recompra. Oferecer serviços adicionais, como garantia estendida, instalação de produtos, manutenção e reparação são outras formas de aumentar a taxa de compra.

4. Dê opções de contato
Ofereça mais de um canal de comunicação com seus consumidores, considerando sempre as preferências de cada um para receber informações (e-mail, redes sociais e/ou mensagens via celular).

5. Siga no modo automático
Invista em tecnologia e automatize as campanhas. Se o orçamento estiver apertado, é possível controlar usando uma planilha no Excel, por exemplo. Vale a pena!

6. Analise
Ferramentas para o acompanhamento de resultados, como o Google Analytics, não podem faltar durante todo o processo. É muito importante mensurar e acompanhar os resultados das campanhas de recompra para apurar informações a respeito do comportamento do consumidor no site e ajustar as estratégias.

7. Encante
Invista em páginas específicas para suas campanhas, diferenciando layouts e dando destaque aos produtos ofertados como recompra. Fotos, vídeos e informações adicionais tornam as ofertas mais atrativas para os consumidores.

8. Vá direto ao que interessa
Quando falamos de recompra, o cliente sempre quer ir direto ao ponto. Então, simplifique. Evite tirar o foco com banners ou outras ofertas e exclua opções de saída da página.

Por: Welington Souza
Fonte: Mundo do Marketing

Nenhum comentário: